top of page

Violência Doméstica

Atualizado: 14 de mai. de 2021


A situação de violência doméstica e familiar vivida por muitas mulheres ficou evidenciada pela pandemia e o isolamento social. A violência de uma relação familiar abusiva pode ter consequências devastadoras na vida do casal e dos filhos.


Porém, não se trata somente de agressões verbais (xingamentos, humilhações, controles e proibições, chantagens e impedimentos) ou físicas (empurrões, chutes, tapas ou socos).


Algumas mulheres ainda não entenderam que violências patrimoniais (reter valores, documentos e bens de usos pessoais, como salários), violência moral (acusações, ameaças ou difamação) e violência sexual (coagir, forçar e obrigar ao relacionamento sexual) também constituem crime contra a mulher.


Esteja atenta aos sinais de alerta: um comportamento controlador e grosseiro por parte do parceiro, demonstração de frustração com expectativas irreais em relação à parceira, crueldade (não apenas em relação à mulher, mas também a outras pessoas da família e até às crianças) e hipersensibilidade (em que tudo ofende o parceiro) são sinais de alerta.


A agressão física, normalmente, é o último estágio de um relacionamento que já era abusivo de outras formas. O que se inicia com uma agressão psicológica pode levar a uma agressão física, que pode em seu extremo resultar num crime contra a vida da mulher, estabelecido pelo Código Penal e reconhecido como hediondo, o feminicídio.


CUIDADO


Em geral, há um ciclo de violência dentro da relação, que começa, com a fase da tensão, em que há troca de insultos, xingamentos e muitos conflitos. O descontrole costuma levar da agressão verbal para a agressão física. Após consumada a agressão, há a fase da reaproximação, com reconciliação e promessa de melhora por parte do agressor, antes do ciclo se reiniciar, sendo repetido cada vez com maior frequência.


Fique atenta aos sinais e aos tipos de violência, você não precisa passar por isso e pode ter ajuda e acolhimento de várias formas. Cabe a você mudar essa história que se repete e pode acabar mal.


Lembre, a velha história de que “em briga de homem e mulher ninguém mete a colher” deve ser deixada de lado. Filhos, familiares, amigos e vizinhos podem intervir e denunciar os abusos. Se você conhece alguém passando por esta situação, ofereça ajuda, busque contato, procure saber sobre essa pessoa.


Denuncie!

Disque 180




37 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page