Perguntas frequentes

Como é a primeira entrevista em psicanálise?


Muitas são as dúvidas quando se trata de agendar uma primeira entrevista em psicanálise. A maioria dos interessados pensa: O que, ou sobre o que, eu vou falar? Não tenho nada pra falar! Que vergonha! Como vou falar de algo tão pessoal e íntimo para alguém que eu nem conheço? Como vou explicar o que acontece comigo? Vou ter que repetir tudo o que já falei para a outra terapeuta/psicóloga/analista? Será que ela vai me entender? Será que vai entender o que acontece comigo? Será que vai me julgar? Será que vai me escutar?
Sim, vai escutar! Porque esse é exatamente o lugar da analista, exatamente o lugar onde ela está: no lugar de escuta. Não de entendimento, não de julgamento, mas somente de escuta. Então, cabe àquele que procura uma analista, em princípio falar. E com a ajuda da analista e quando puder, se escutar também.
A primeira entrevista serve para que alguém que pretende iniciar um processo de análise venha dizer para uma analista porque está procurando análise naquele momento. Possivelmente isso não será dito em apenas um encontro. Pode acontecer que seja necessário agendar uma segunda ou até uma terceira entrevista antes de ser combinado a continuidade do tratamento.
Na verdade, a primeira ou as outras entrevistas iniciais, embora tenha o nome de "primeira entrevista" e aparentemente seja um contato inicial, ela está contida no processo analítico e geralmente já produz efeitos terapêuticos na queixa trazida pelo paciente, proporcionando até um certo alívio no mal estar inicial. Por isso, muitos pacientes relatam ter sentido uma certa melhora após esse primeiro contato. Tente, experimente, agende uma primeira entrevista.




Quanto tempo dura um processo de psicanálise?


Pessoas que querem iniciar um processo de psicanálise geralmente querem saber sobre a duração do tratamento analítico, mas não é uma previsão fácil de se fazer.
O tempo que vai demandar uma análise depende muito mais da implicação do analisante com seu sintoma e de como ele vai se perguntar sobre isso.
Pode levar anos até ele se dar conta de que precisa se perguntar sobre suas questões. E somente ele poderá fazer isso.




Quanto tempo demora uma sessão de análise?


Essa é uma pergunta frequente no início de uma análise, que costuma acontecer ainda
durante as primeiras entrevistas. Muitos pacientes se surpreendem quando o analista encerra a sessão em poucos minutos.

Na verdade, não existe uma regra única para a duração de uma sessão de psicanálise, mas o tempo médio pode ser em torno de quarenta minutos.
Cada analista dentro do seu estilo e prática, pode decidir quando é o momento de encerrar a sessão. Isso porque, diferente de uma sessão de psicologia ou psicoterapia, o encerramento da sessão, ou “corte” da sessão como chamam os analistas lacanianos, pode marcar um momento importante na fala do paciente. Então, daquele ponto em diante, nada mais deve ser dito.